30 de novembro de 2011

Bolsa rota: qual a conduta adequada?


Mas afinal, qual a conduta adequada em caso de bolsa rota? A Dra. Melânia Amorim responde:
“A conduta na bolsa rota depende da idade gestacional, mas presumamos que estamos falando de um bebê a termo. Existem duas possibilidades de conduta:
a) Ativa, isto é, indução do parto, e
b) Expectante (aguardar início do trabalho de parto).
Há uma revisão sistemática da Cochrane mostrando que a conduta expectante aumenta o risco de infecção materna e neonatal, mas o risco absoluto é baixo, e a conduta deve ser discutida com as mulheres, individualizando-se os casos. Em relação a quanto tempo esperar, isso varia de serviço para serviço. Na literatura encontramos períodos variando entre 12 e 96 horas. Caso se resolva manter conduta expectante, a chave para um bom resultado é NÃO TOCAR, não ter relações sexuais e monitorar sinais clínicos e laboratoriais de infecçãobem como a vitalidade fetal. Quando há rompimento de bolsa, uma parcela significativa das mulheres (em torno de 70-80%)irão entrar em trabalho de parto nas primeiras 12 horas
Em resumo, a decisão de procurar ou não imediatamente o serviço de saúde irá depender da mulher, se ela combinou esta eventualidade com o obstetra, se está disposta a aguardar, se aceita o risco de infecção etc. Se houver presença de mecônio no líquido amniótico, é sinal de alerta – neste caso sim, ela deve procurar imediatamente o cuidador. Em minha opinião,  AVISAR o obstetra sempre deve ser feito -  se a mulher não confia no obstetra e tem medo de que ele faça uma cesárea por bolsa rota, nem deveria estar com este obstetra, não?
Dra. Melania Amorim, ginecologista e obstetra (imagem: arquivo pessoal)
A profilaxia (aplicação medicamentosa) para estreptococo do grupo B deve ser feita intraparto nas mulheres EGB positivo, ou se o estado EGB for desconhecido (cultura não realizada) naquelas com fatores de risco, ou seja: ruptura prematura das membranas por mais de 18 horas, febre materna intraparto, idade gestacional menor que 37 semanas, RN anterior acometido por sepse por EGB ou cultura urinária positiva para EGB na gravidez (mesmo tratada).”
Melânia Amorim é ginecologista e obstetra, Dra. em Tocoginecologia pela UNICAMP, professora da Universidade Federal de Campina Grande e membro da REHUNA (Rede pela Humanização do Nascimento) no Brasil.

8 comentários:

  1. Bom tive uma gestação complicada com descolamento de placenta e com 20 semanas de gestação minha bolsa rompeu, meu bebe pesava 300 gramas.Os medicos indicaram fazer a indução do aborto pois segundo eles a gestação era inviavel e o bebe não teria chances de sobreviver a pediatra da UTI neo-natal me disse que se eu seguisse em frente o bebe não seria normal e talvez so tivesse horas de vida fora da barriga.Bem incurtando a historia eu NÃO aceitei interomper minha gravidez pois Deus me dizia que ia me dar meu filho de presente passei 8 semanas com a bolsa rompida mantendo de 20 a 40 de liquido na bolsa e com 28 semanas de gestação o liquido caio pra 14 e aceitei interomper meu bebe nasceu com 1.170kg e 35centimetros passou so 7dias entubado.Hoje ele está em casa perfeito com 6meses 6.330kg e até o momento sem sequelas neorologicas, ele ouve bem não teve nenhuma infeção nenhuma doença na vista e respira sem ajuda de nenhum aparelho sozinho.Ja come papinhas é lindo e bem sorridente.A medicina pode nos ajudar muito mais não é exata.beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibiana querida!! Muito obrigada por compartilhar sua história...muito emocionante mesmo. Tiveste garra para seguir teu coração, tua intuição e a prova de que estavas correta esta em teus braços, teu filho! Mas conta um pouco mais...tiveste orientação de outros médicos para seguir com bolsa rota por tanto tempo, como foi?
      Parabéns flor, parabéns! E que teu bebê continue com muita saúde!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi hoje me sinto mais a vontade de falar sobre meu caso tive uma gestação de bolsa rota,onde minha bolsa estourou aos 5 meses de gestação,meu liguido de 15 caiu para 3,5,depois 2,9 e as chances de meu bebezinho viver eram minimas ,conseguimos chegar até ao 6 mes e 5º dia ,depois de 31 dias internada e repouso total,foi quando meu filhinho teve que nascer devido a infecção materna já avançada devido aos fatos,meu amorzinho nasceu com 740 gramas,a vontade de viver era tremenda ,mais apenas esperou-me para nos conhecer-mos,nunca vi na minha vida coisa tão linda ,tão perfeita e uma maozinha tão pequenininha mais com um aperto tão forte...ficou na UTI,esperou 31 hs,tempo suficiente para ouvir a minha voz e eu sentir que ele estava ali...mais se foi logo após que nos conhecemos,nunca vou esquecê-lo.“Coisas ruins acontecem ás vezes com as pessoas boas, não existe um motivo porque as coisas acontecem, elas só acontecem. A dor vai embora e no tempo certo será substituída pelas lembranças do passado. Você esquecerá a dor e começará a lembrar da alegria que ele trouxe pra sua vida.” O amor que sentimos por um filho é maior de todos os amores que encontramos durante a vida a fora, é maior que tudo... E complemento dizendo:
    VAI ALEM DA VIDA E DA MORTE, É INFINITO, É ETERNO!!!
    Com o tempo, tento acreditar que as coisas podem mudar:
    Talvez a dor diminua, talvez eu aprenda conviver com a saudade, mas tem uma coisa que não vai mudar nunca, independente de qualquer coisa que possa acontecer...
    O AMOR por ele...Emanuel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, grata por compartilhar sua história. Não posso te dizer que entendo totalmente o que passou, mas sei o que sente. Perdi meu filho, ainda no ventre, há 2 meses. Já tinha visto ele pela eco, seu coraçãozinho batendo forte, lindo de viver...Mas Deus quis que ficássemos juntos por pouco tempo, 8 semanas, mas já foi o suficiente para eu carregá-lo eternamente em meu coração!
      Força querida!!

      Excluir
  3. Oi meninas Bom Dia hj faz 1 ano que meu bebezinho se foi,hj entendo de uma forma diferente e mais acolhedora ao meu coração.Há um ano fiz minha primeira postagem contando a minha dor com vcs,penso assim :Obrigado Senhor por ter deixado nos conhecermos em vida,foi um imenso prazer ver o pulsar do coraçãozinho do meu filho e o tão grandioso toque de suas maoszinhas nas minhas ,sinto este toque até hj,apenas fecho os olhos e viajo até aquele momento tão somente nosso (momento maravilhoso). E penso que por ele ser tão lindo ,tão perfeito tão frágil ,tão puro e sem pecado...Deus preferiu levá-lo pro lado dele ,com toda certeza estaria mais protegido um dia recebo ele de volta dos braços de Deus. Se hj aqui ele estivesse poderia está muito bem como tbm poderia ter tido algumas sequelas,acho esse mundo tão cruel por natureza que as nossas dores poderiam ser maiores com a maldade das pessoas .Deus é fiel e eu creio nisso!!!! O que me conforta é saber que ele está em boas mãos e em um bom lugar...Força ,Saúde,Paz e Sabedoria para saberem lhe dar com essa situação .Bjos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Hoje faz um mê e 3 dias que meu Samuel se foi, tive bolsa rota, sem sinal algum,o parto foi uma cesariana de risco, a infecção passou pro bebe, que mesmo com o coração e pulmão forte, não conseguia liberar a urina na quantidade adequada.
    Ele nasceu perfeito, foram mais de 5 horas de contração durante a transferencia de hospital, até o momento da anestesia, ele fazia a força pra nascer, nasceu no dia 5 de Janeiro de 2016 meu príncipe com 855 gramas e 34cm, aguentou até o dia 8 as 13:38h, onde o líquido tomou o pulmão causando uma hemorragia e parada cardíaca. Mesmo com algumas histórias bem parecidas, a dor de cada mãe é única, estou tentando viver, esperei 6 anos para conseguir engravidar, quando descobri já estava com 11 semanas, foi tudo muito intenso, ainda tenho datas marcadas que eram do chá de bebê, visita ao médico e organizar tudo para sua chegada, nenhum outro bebe que vier irá substitui-lo, pois ele foi único, eu me sentia a mulher mais linda e amada. Hoje não consigo me olhar no espelho, falta uma parte de mim. Desculpe o desabafo, espero superar este momento, beijos a todas vitoriosas e virtuosas que leem.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.. Primeiramente obrigado por compartilhar suas experiências .. Estou no hospital minha esposa rompeu a bolsa com 20 semanas e o médico dela nos disse apenas que precisaríamos interromper a gestação, no hospital que estávamos não tinha o remédio para induzir ao parto. Sendo assim o plano nos transferiu para outro hospital onde faríamos a indução chegamos as 10 hrs da noite e as 11 ela começou a tomar o remédio via vaginal pra induzir. Fomos até no outro dia as 13:00 horas esperando o parto.. O que não aconteceu.. Então veio a troca de plantonista . o outro Dr chegou no quarto já com o aparelho pra escutar o Coracao do neném e para nossa surpresa nossa filha ainda estava viva .. O Dr disse que naoninduziria ao parto e que tínhamos que esperar nos explicou com exatidão sobre a bolsa rota e decidimos pela internação dela .. Também senti o poder de Deus que não deixou que os medicamentos tivessem efeito.. Peço a vocês que nos ajude com orações .. Vamos conseguir chegar mais a frente e ver nossa filha nascer

    Mais uma vez obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.. Primeiramente obrigado por compartilhar suas experiências .. Estou no hospital minha esposa rompeu a bolsa com 20 semanas e o médico dela nos disse apenas que precisaríamos interromper a gestação, no hospital que estávamos não tinha o remédio para induzir ao parto. Sendo assim o plano nos transferiu para outro hospital onde faríamos a indução chegamos as 10 hrs da noite e as 11 ela começou a tomar o remédio via vaginal pra induzir. Fomos até no outro dia as 13:00 horas esperando o parto.. O que não aconteceu.. Então veio a troca de plantonista . o outro Dr chegou no quarto já com o aparelho pra escutar o Coracao do neném e para nossa surpresa nossa filha ainda estava viva .. O Dr disse que naoninduziria ao parto e que tínhamos que esperar nos explicou com exatidão sobre a bolsa rota e decidimos pela internação dela .. Também senti o poder de Deus que não deixou que os medicamentos tivessem efeito.. Peço a vocês que nos ajude com orações .. Vamos conseguir chegar mais a frente e ver nossa filha nascer

    Mais uma vez obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir