14 de agosto de 2011

Cesárea: indicações reais e indicações desnecessárias

Leio em comunidades, em entrevista e mesmo escuto algumas pessoas dizendo: "Como você sabe disso?Você não é médica! O médico sabe o que está fazendo!" . Isso é verdade...ele sabe muito bem o que esta fazendo, colocando medo nas mães por motivos, já comprovados, irreais para indicar uma cesárea! Na minha opinião, o obstetra que indica uma cesárea, sem a menor necessidade, está cometendo um crime. Colocar a vida de 2 pessoas (mãe e bebê) em risco, por comodidade, por conveniência ou por motivos financeiros, é um ABSURDO sem tamanho!! Do mesmo modo como submeter as mulheres em trabalho de parto a intervenções desnecessárias! Mas já que não sou médica, deixo aqui uma lista disponibilizada pela Dra. Melania Amorim. Ela possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1989), residência médica em GInecologia e Obstetrícia pelo IMIP (1992), mestrado em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil de Pernambuco (1995) e doutorado em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Pós-doutorado concluído em 2009, também pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado na Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra (2009).  Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) por concurso (1992).


google imagem
Algumas indicações de cesariana DURANTE O TRABALHO DE PARTO:
REAIS
1) Prolapso de cordão;
2) Descolamento prematuro da placenta com feto vivo;
3) Placenta prévia parcial ou total;
4) Apresentação córmica (situação transversa);
5) Ruptura de vasa praevia;
6) Herpes genital com lesão ativa.

PODEM ACONTECER, PORÉM FREQUENTEMENTE SÃO DIAGNOSTICADAS DE FORMA ERRADA:
1) Desproporção céfalo-pélvica;
2) Sofrimento fetal agudo (o termo mais correto atualmente é “freqüência cardíaca fetal não-tranqüilizadora”, exatamente para evitar diagnósticos equivocados baseados tão-somente em padrões anômalos de freqüência cardíaca fetal);
3) Parada de progressão.

CASOS DISCUTÍVEIS (o efeito benéfico da cesariana não foi demonstrado em longo prazo, as evidências não são suficientes, devendo-se individualizar os casos):
1) Apresentação pélvica;
2) Mais de uma cesárea anterior;
3) HIV-AIDS.

NÃO SÃO INDICAÇÕES DE CESÁREA (lista enorme, posso ter esquecido algumas ou várias):
1) Circular de cordão;
2) Oligo-hidrâmnio;
3) Polidrâmnio;
4) Gestação prolongada (42 semanas ou mais);
5) Parto prematuro (abaixo de 37 semanas);
6) Macrossomia fetal (salvo, excepcionalmente, filhos de mães diabéticas com mais de 4,5kg);
7) Restrição do crescimento fetal;
 Pressão alta;
9) Pressão baixa;
10) Cesárea anterior;
11) Adolescência;
12) Idade igual ou superior a 35 anos;
13) Primiparidade;
14) Multiparidade;
15) HPV ou condiloma sem provocar obstrução do canal de parto;
16) Mioma que não funciona como tumor prévio;
17) Gestante baixa demais ou magra demais;
18) Obesidade materna;
19) Bacia estreita sem a prova de trabalho de parto;
20) Parto ou período expulsivo prolongado sem sinais de comprometimento materno ou fetal.

Outras não-indicações de cesárea podem ser conferidas em um tópico anterior:
Indicações das “desnecesáreas”[http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=59895&tid=9328604]
Lista elaborada por Dra. Melania, na comunidade Cesárea? Não! Obrigada…

4 comentários:

  1. O que me deixa mais chateada, é que mesmo com toda a imensa informação que existe, muitas mães insistem em fazer cesáreas desnecessárias. Ontem no twitter, vi uma amiga minha falando sobre isso, e reclamando das mães que defendem o parto natural e a amamentação. Tweets como "se você quer parir que nem bicho, problema é seu!"/"ñ sei qual é a maravilha de estar grávida, eu odiei a gravidez e amamentar". É triste isso, é triste ver como elas encaram a maternidade. Se sentem tão civilizadas dessa maneira e esquecem o que é mais importante para os próprios filhos. Espero que um dia, isso seja considerado abominável. Grande bju!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Tassi! Sem palavras!!! Mas tenho certeza que um dia isso irá mudar, muito em breve é só sabermos falar com amor, e mostrar que a realidade e a vida não é como muitos pensam!!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  3. Eu já sentia dores a mais de uma semana, e não tinha dilatação, quando foi na sexta feira do dia 7 de setembro de 2012 as 5:00 hrs da manha me acordei com uma dor forte,e pensei que fazia parte das contrações de treinamento e tomeibuscopan e deu uma aliviada, as 09:00 as dores continuaram mas não regulares e foi assim o dia todo, eu já fazia dias que me sentia meio molhda, então com dor pedi para meu marido levar lá pelas 19:00 pro hospital mãe de deus, chegando lá o medico me informou que minha bolsa já havia se rompido e que tinha um dedo de dilatação, disse que queria parto normal, e me deixaram toda pronta pro parto normal e colocaram ate o soro para acelerar a coisa toda (acho) so que perto da meia noite, eles estava monitornando o bebe e teve uma hora que bem no meio de uma contraç˜åo não se escutava mais as batidas e a contração havia passado e nada de som, demorou um tempo e a obstetra disse pra enfermeira, prepara vamos fazer cesarea, nem deu tempo de eu dizer algo quando viiii já tinha me tirado ele e sairam com ele correndo... isso seria sofrimento fetal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamara, não tenho como dizer por que não estive presente. Mas da forma como descreveu creio que sim.
      Grata por compartilhar conosco tua experiência!
      Bj

      Excluir